A tênue linha da realidade

13-keukenhof

Nesta semana fui almoçar com uma amiga de longa data que acabou de chegar de viagem da França com bastante coisa bacana para contar.

Como vez ou outra merecemos nos dar ao luxo de comer bem, em um lugar bacana, direcionamo-nos para um restaurante que eu gosto bastante, onde se come uma carne muito suculenta e saborosa por um preço que beira a indecência.

Logo que sentamos e fizemos nosso pedido, já começamos a tagarelar, porque é o que fazem as amigas e, mais, é o que fazem as viajantes.

Quando um amigo viaja, viajamos com ele, acompanhamos as fotos, aguardamos os pareceres e as observações de cada canto que ele explorou, falamos também do que vimos “aquela vez” que estivemos “naquele outro lugar”. É uma troca divertida.

Eis que durante a conversa minha amiga me conta que esteve no Jardim de Luxemburgo (em Paris) e, antes mesmo que ela possa continuar a falar muito mais sobre o local, já me vem à mente que acabara de ler um livro do Milan Kundera (A Festa da Insignificância), em que fala-se sobre o jardim. Eu relato isso a ela e pergunto se próximo ao jardim havia algum museu ou galeria de arte.

Ela diz que sim, que há vários museus e galerias próximas ao jardim. Então eu digo: “ah, sim, pois o personagem do livro vai para uma exposição e quando vê a fila tão longa desiste da exposição e vai passear no jardim”.

Minha amiga considera interessante a observação e segue contando sobre o jardim e diz que lá esteve em um domingo e eu penso (por bem pouco não digo!): “olha só, ele (o personagem) também esteve lá no domingo, por pouco vocês não se cruzam”.

Quem é leitor entende este tipo de devaneio…

O real e a ilusão
Todo mundo
Bem podia
Ter os dois no coração.
(Real Ilusão, Aretha, CD Pirilimpimpim)

 

Publicação original no Scribe (29 de abril de 2015).
Imagem do Jardim de Luxemburgo disponível em: http://www.yazigitravel.com.br/blog/wp-content/uploads/2011/07/13-keukenhof.jpg. Acesso em 29 abr. 2015.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s