A leitura e seus benefícios

destaque11

“Ler é tão bom que nem precisaria servir para mais nada, mas serve”.

Li essa frase alguns anos atrás em um livro sobre história da leitura e não me esqueci mais dela. Por ironia, esqueci o nome do livro e, também, a autoria da frase.

Acho que foi Jorge Luis Borges quem a disse, mas como saber? A memória tem destes estratagemas, lembramos da parte que mais nos marca e interessa e o resto se perde, ou fica arquivada em alguma gaveta do cérebro até que não estejamos mais precisando da informação ou pensando sobre ela, aí pimba!, ela surge.

Refletindo sobre a frase, podemos listar uma série de benefícios que a leitura traz para o ser humano: desenvolve a imaginação e a criatividade; aumenta nosso vocabulário e fluência na escrita; faz-nos pensar sob outros pontos de vista e refletir sobre diversos assuntos, tornando-nos, assim, pessoas melhores; relaxa; aumenta a concentração; melhora a memória; e por aí vai, a lista é longa. Dá para falar o dia inteiro sobre o quanto ler é bom e faz bem…

Focando um pouco mais na questão da memória, conclui recentemente a leitura do livro Para sempre Alice, de autoria de Lisa Genova, que está em pauta neste mês no clube da leitura que coordeno e cuja adaptação para o cinema premiou com o Oscar a protagonista Julianne Moore. O livro trata do Alzheimer, esta cruel doença neurológica degenerativa que provoca o declínio das funções intelectuais e não se restringe apenas a idosos, como bem nos mostra seu enredo.

Em sua versão precoce, surgida em decorrência da hereditariedade, os sintomas da doença podem começar a surgir a partir dos 30 anos. Nesses casos, mais do que qualquer outro, é importante tomar conhecimento e iniciar o tratamento o quanto antes para diminuir os sintomas e evitar sua progressão, uma vez que já se sabe que o gene mutante está ali e a qualquer momento pode começar a se manifestar.

É aí que leitura e prevenção se encontram… Quem lê tem “menores níveis de proteína beta amiloide, vinculada com o Mal de Alzheimer”, de acordo com um estudo publicado na edição digital da revista Archives of Neurology (Fonte: Estadão/Saúde, 2012).

Assim como os músculos do corpo, o cérebro também precisa ser exercitado, senão se atrofia (metaforicamente falando). A leitura é um excelente meio para estimular o cérebro e colocá-lo para malhar. E aqui nem faz diferença se você fica bem em roupa de ginástica ou não.

 

A soma de nossos saberes

A leitura nos permite vivenciar situações de risco sem nos arriscarmos de fato, apaixonarmo-nos por muitos personagens, sofrer com alguns deles, vibrar com as conquistas de outros, trazê-los para o mundo real e até nos encontrar com eles em uma tarde de inverno para um chá quentinho.

Não, este não é um estágio evoluído da demência do Alzheimer, é apenas imaginação. E como ela voa quando o assunto é literatura!

Muito se ouve dizer sobre a experiência da leitura ser solitária, mas ela não precisa ser se não quisermos. Tiramos do livro mensagens e conhecimentos diferentes, de acordo com nossas vivências e crenças pessoais. É isto que fazemos quando reunimos em nosso clube da leitura todas as experiências em torno de uma leitura prazerosa e uma caneca de café: discussões enriquecedoras e ainda mais conhecimento do que aqueles que a leitura havia nos proporcionado.

Já dizia um dos mais influentes escritores e editores brasileiros, Monteiro Lobato: “Um país se faz com homens e livros”. Façamos nossa parte incluindo muita leitura em nossa vida!

 

Publicação original no Jornal 100% Vida em junho de 2015 e no Scribe (2 de julho de 2015).
Imagem disponível em:
<http://gravatanoticias.com.br/wp-content/uploads/2015/06/destaque11.jpg&gt;.
Acesso em 2 jul. 2015.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s